O romance escolar lobatiano Memórias de Emília e suas aproximações com o conceito alemão de romance de formação
Palavras-chave:
Romance de formação, Literatura Infantil, Literatura lobatiana,Resumo
O trabalho que aqui se apresenta teve por objetivo estabelecer algumas características que se aproximam do conceito alemão de romance de formação Bildungsroman com a literatura infantil lobatiana Memórias de Emília publicado em 1936. Por Bildungsroman compreende-se uma categoria de gênero literário por meio de uma forma social dinâmica, guiada por uma narrativa que trabalha simultaneamente com o conflito estabelecido pelas esferas individual e coletiva, e a possibilidade de realização do protagonista, no sentido de sua auto-formação. Neste sentido, o trabalho proposto estabeleceu as relações entre as transformações socioeconômicas e educacionais do Brasil nos anos 30 com as ações da personagem Emília.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista de Letras. Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.
A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.