A propósito do Emílio de Rousseau e o estatuto da literatura infantil

Autores

  • Livia Grotto Pós-doutoranda em Literatura Hispano-americana. USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Financiamento da FAPESP/CAPES. São Paulo – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Literatura infantil, Rousseau, Livro, Ensino, Estatuto da literatura infantil,

Resumo

O artigo comenta Emilio ou da Educação de Jean-Jacques Rousseau argumentando que este livro, contemporâneo do próprio surgimento da literatura infantil, é um dos responsáveis por inscrever certas características do livro destinado às crianças e jovens. Essas características percorreram a literatura infantil de forma subterrânea, mas efetiva; sutil, mas contestatária, e hoje constituem sua expressão principal ou, pelo menos, o que de mais interessante existe em termos de concepção de livro destinado à infância e à juventude. As observações propostas a partir de Emilio também abrem uma reflexão sobre o estatuto atual da literatura infantil, mostrando-a como um espaço de experimentação, de novidade e de liberdade criativa, tanto para os autores quanto para seus receptores.

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Publicado

02/08/2018

Edição

Seção

Artigos