As interfaces entre moda e literatura em O Coronel Chabert de Honoré de Balzac

Autores

  • Rafael Felipe Dos Santos Licenciando em Letras Português, Francês e respectivas Literaturas. UFP - Universidade Federal de Pelotas. Centro de Letras e Comunicação - Curso de Letras/área de Francês. Pelotas – RS – Brasil.
  • Maristela G. S. Machado UFP - Universidade Federal de Pelotas. Centro de Letras e Comunicação - Curso de Letras/área de Francês. Pelotas – RS – Brasil.

Palavras-chave:

Balzac, O Coronel Chabert, Moda, Literatura,

Resumo

O legado deixado por grandes autores da literatura estabelece diálogos na atualidade com escritores que pensam a moda sob uma perspectiva mais abrangente, de forma a vê-la não mais como mera expressão frívola de elites, mas como um poderoso instrumento de análise sociológica. Honoré de Balzac, no século XIX, já havia percebido a profunda ligação entre moda e literatura. Nas primeiras décadas do século XX, o Círculo de Bakhtin viria a elaborar contribuições significativas para o entendimento de ambas as áreas como produtos culturais e, portanto, ideológicos. Igualmente, os trabalhos do filósofo e estudioso dos fenômenos da hipermodernidade, Gilles Lipovetsky, ajudarão em uma investigação e reflexão sobre as acepções de moda contidas no romance O Coronel Chabert, publicado por Balzac na versão final em 1844. Verificar-se-á de que maneira a moda constitui um elemento substancial para a construção da diegese, da visão dos personagens sobre si, sobre os outros e, em um movimento intra e extratextual, da sociedade como um todo. Este trabalho intenta, portanto, valer-se de uma convergência de áreas tão próximas, mas pouco aproximadas de fato, para tecer relações do texto literário com o meio social do qual provém, destacando o papel da moda nessa dinâmica.

Downloads

Publicado

02/08/2018

Edição

Seção

Artigos