Émaux et Camées e Les Châtiments: duas concepções éticas na poesia do século XIX na França

Autores

  • Cristovam Bruno Gomes Cavalcante Doutorando em Estudos Literários. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara – SP

Palavras-chave:

Romantismo francês, Posicionamentos políticos e estéticos, Théophile Gautier, Victor Hugo, Émaux et Camées, Les Châtiments,

Resumo

Contra a exigência de uma atitude progressista e utilitarista nas artes, Théophile Gautier recusa-se a compactuar com as ideias das teorias sociais do século XIX, ao mesmo tempo em que, por vezes, em seus prefácios, ataca os jornais, os críticos e a própria moral da sociedade burguesa, defendendo a natureza autotélica da Arte. O objetivo deste trabalho é, então, assinalar como o posicionamento estético de Gautier manifesta-se em sua obra poética de 1852, Émaux et Camées, contemporânea a Les Châtiments, de Victor Hugo, obra engajada socialmente. Alguns prefácios, como o de Albertus (1832) e o de Mademoiselle de Maupin (1835), alguns metadiscursos presentes em Spirite (1866) e o poema-prefácio que abre a obra Émaux et Camées servirão para ilustrar este estudo. Servindo-se do depoimento de Charles Baudelaire sobre o seu contemporâneo e Maître, e recorrendo-se à crítica de alguns textos, como o de “Diálogos de oficina”, de Mário Faustino, e o “Discurso sobre lírica e sociedade”, de Theodor Adorno, procurar-se-á discutir o sentido dessa postura que caracteriza a poética desse poeta que foi importante para as estéticas posteriores do século XIX.

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Publicado

05/06/2019

Edição

Seção

Artigos