Guy de Maupassant, de autor a crítico do naturalismo francês

Autores

  • Angela das Neves Doutora em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês. USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo - SP – Brasil.

Palavras-chave:

Guy de Maupassant, Realismo, Naturalismo, Literatura Francesa, “Boule de Suif”, “Le Roman”,

Resumo

A obra de Guy de Maupassant (1850-1893) apresenta elementos característicos da literatura produzida no final do século XIX, trazendo variantes dos estilos realista e naturalista. Divulgado no cenáculo de Émile Zola (1840-1902), um dos mais representativos romancistas do Naturalismo literário, Maupassant dialogou também com importantes mestres do Realismo francês, o principal deles tendo sido Gustave Flaubert (1821-1880). Entre versos, dramas e romances, predominam na obra do escritor normando os contos e as novelas que pintam em cores ora impressionistas, ora realistas o cenário burguês e decadente do último quartel dos oitocentos de Paris, Normandia e seus arredores. Uma vez que não deixou de lado a reflexão sobre o momento e os aspectos teóricos que envolviam a produção artística de sua época e de seus contemporâneos, a variada obra de Maupassant representa um ponto de discussão importante sobre as categorias histórico-literárias do período.

Biografia do Autor

Angela das Neves, Doutora em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês. USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo - SP – Brasil.

Doutora em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Downloads

Publicado

10/03/2020

Edição

Seção

Artigos