A poesia espacialista na linha do horizonte

Autores

  • Thiago Buoro Unesp - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - Araraquara, SP - Brasil.

Palavras-chave:

Pierre Garnier, Espacialismo, Concretismo, Poesia visual

Resumo

Idealizado pelo poeta Pierre Garnier e sua esposa Ilse, nos anos de 1960, o Spatialisme é o movimento literário francês que corresponde ao Concretismo brasileiro dos irmãos Campos e Décio Pignatari. No entanto, não se pode considerar que os poemas visuais criados pelo casal Garnier obedeçam aos mesmos princípios artísticos fortemente estabelecidos pelos poetas brasileiros. Embora se apropriem das experiências inovadoras com a forma, esses poemas se distinguem desde o início por revelar qualidades líricas comuns a grande parte dos poemas em verso da tradição. Entre o verso e o visual, entre o tempo e o espaço, entre o linear e o simultâneo, entre o canto e a inscrição, entre a vanguarda e a tradição, o Spatialisme ocupa o lugar intermediário. O espaço que se tornou fundamento da teoria espacialista é espaço de conciliação, de relação, de unidade. É espaço de um velho artifício lírico: a analogia. E isso explica por que Pierre Garnier se utiliza tantas vezes em seus poemas da linha do horizonte.

Biografia do Autor

Thiago Buoro, Unesp - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - Araraquara, SP - Brasil.

Doutor em Estudos Literários.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Edição

Seção

Artigos