Les misérables

a expressividade visual como recurso semiótico de significação na mídia mangá

Autores

  • Danielle Alves da Rocha UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos - SP – Brasil
  • Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Professora associada e credenciada no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Letras. Guarulhos – SP – Brasil

Palavras-chave:

Intermidialidade, Multimodalidade, Expressividade Visual, Mangá, Les Misérables

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre o uso de elementos multimodais e a construção de sentido no mangá Les Miserábles (2015) de Takahiro Arai, volume 1, adaptado da obra homônima de Victor Hugo. A partir da seleção de excertos da nova mídia, será observado como a personagem principal, Jean Valjean, evidencia sua tragédia pessoal por meio da expressividade visual na referida obra. Além disso, serão investigados os percursos da construção e da retórica emocional presentes na interação da expressividade visual, do momento em que a personagem é apresentada na narrativa até o seu período prisional. A análise terá como principais elementos de fundamentação a teoria da expressividade visual de Lechenaut (2013), as concepções teóricas de intermidialidade segundo Elleström (2017) e os estudos de Groensteen (2017) e Sigal (2006) sobre construção da linguagem dos quadrinhos e do mangá.

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Publicado

26/09/2022

Edição

Seção

1. Victor Hugo: entre política, sociedade e seus contemporâneos