O funcionamento do vous
a perspectiva e a percepção em La modification, de Michel Butor
Palavras-chave:
Michel Butor, La Modification, Perspectiva, Percepção, Discurso, TempoResumo
O presente artigo pretende pôr à luz os desdobramentos da utilização do pronome vous, em francês, na narrativa La Modification, de Michel Butor. Esse é um romance que em diversos aspectos assume um caráter experimental, o que se dá pelo uso de tempos verbais inabituais e pelo uso do pronome mencionado, que, dentro do universo de Léon Delmont, se torna um diálogo consigo mesmo e com o outro. Para tanto, iremos nos debruçar na diferença entre “enunciação” e “enunciado”, segundo Paul Ricoeur (Tempo e narrativa, 1995), para a diferença entre a maneira da história ser contada em relação a maneira em que ela foi vivida, pois cada uma delas terá dois sujeitos que dialogam entre si. Segundo Françoise Rossum-Guyon (Critique du roman : Essai sur “La Modification” de Michel Butor, 1970), essa diferença resulta em outra ambiguidade, pois o narrador pode ser tanto uma consciência refletida, quanto irrefletida, porém não há uma distinção clara entre ambas, na medida em que uma interfere na outra. Por fim, nós propomos a estudar o modo verbal dos eus no discurso, que resulta dos desdobramentos mencionados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista Lettres Françaises. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.