Traço que se rompe e palavra que se dobra. Notas sobre a poesia e o desenho em Yves Bonnefoy

Autores

  • Osvaldo FONTES FILHO UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Departamento de História da Arte. Campus Guarulhos – SP-Brasil.

Palavras-chave:

Bonnefoy, Poesia, Desenho, Imagem, Presença,

Resumo

A imagem poética, ao se interessar por si mesma, arrisca produzir o que invariavelmente mostra ser um simulacro de identidade: a depuração da linguagem a fim de se extrair da palavra comum e de se fazer o veiculo de um sentido transcendente. Este artigo enuncia algumas notas em torno do modo como o texto bonnefidiano oscila entre a Imagem, ilusão de transcendência, e as imagens, efeito de uma heurística verbal particularmente engajada em suas imanências retórico-poéticas. Que o espelho de tinta assim composto nunca se verifique de suficiente fulgor, essa é evidência cujos traços principais a aproximação entre poesia e desenho ajuda, aqui, a seguir.

Downloads

Edição

Seção

Artigos