Interfaces da intertextualidade na obra de François Rabelais: a Bíblia sob a ótica do riso

Autores

  • Meriele Miranda de Souza Doutoranda em Littérature française et comparée . Université Paris-Sorbonne, Paris IV. Paris, Ile de france, France.

Palavras-chave:

François Rabelais, Intertextualidade, Sátira, Discurso bíblico,

Resumo

A obra de François Rabelais caracteriza-se por sua heterogeneidade estilístico-discursiva, isto é, nela podem ser encontrados os gêneros literários e estilos linguísticos os mais diversos e contraditórios. A poesia mistura-se à prosa, a sátira emaranha-se ao romance de cavalaria, a crítica séria e engajada aparece emoldurada por fatos cômicos e jocosos, a linguagem técnica e rebuscada dá lugar a termos escatológicos e grotescos etc. Em meio à enorme pluralidade da obra rabelaisiana, que parece querer capturar o mundo em seus aspectos mais plurissignificativos, Rabelais introduz o recurso da intertextualidade que, como se sabe, consiste na presença de um texto em outro. Em sua obra, Rabelais apropriase, por exemplo, do discurso bíblico, cristão, com diferentes objetivos: seja para somente “jogar” com esse discurso, tirá-lo de seu lugar de poder, transformando-o em puro jogo literário, seja para satirizar o Cristianismo da época, seus costumes e dogmas. Assim sendo, pretendemos, por meio deste artigo, esboçar uma breve análise dos recursos intertextuais dos quais Rabelais lança mão para apropriar-se do discurso bíblico e do papel destes recursos na configuração ideológica do autor.

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