A palavra arbitrária: um estudo de Fenêtres dormantes et porte sur le toit, de René Char

Autores

  • André Luiz Alselmi Centro Universitário Barão de Mauá / Centro Universitário Estácio/UniSEB – Ribeirão Preto – SP – Brasil.

Palavras-chave:

René Char, Literatura Francesa, Surrealismo, Lírica Moderna,

Resumo

René Char deixou uma vasta produção poética, ainda pouco estudada (sobretudo no Brasil), fato que se deve à difícil compreensão da obra do poeta, considerada muito hermética. Entretanto, ela tem despertado cada vez mais o interesse da crítica e, pouco a pouco, vem conquistando o espaço merecido, transpondo os limites territoriais e linguísticos, fazendo-se conhecida aos espíritos agraciados pelo empenho na decifração de mensagens poéticas. A crítica referente à obra de Char tenta, com frequência, entender a poesia do autor a partir de sua biografia, ou então, busca refletir sobre os fundamentos filosóficos que permeiam a sua produção poética. Adotando um outro tipo de análise, este artigo apresenta um estudo de Fenêtres dormantes et porte sur le toit – livro que reúne textos escritos entre 1973 e 1979 – centrando-se nas questões estilísticas, formais, bem como na herança surrealista presente na obra do poeta. Portanto, partindo dos conceitos que norteiam a lírica moderna, este trabalho aborda aspectos da obra do poeta que se situam no campo específico da poesia: a forma poética, a linguagem figurada e a retórica.

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