Laforgue e Drummond: a ironia e a faceta gauche em Les complaintes e Alguma poesia

Autores

  • Aline Taís Cara Pinezi Colégio Max Beny Macena. Bariri – São Paulo – Brasil. 17250-000

Palavras-chave:

Ironia, Gauche, Ruptura, Modernidade, Originalidade,

Resumo

Jules Laforgue (1860-1887) foi considerado um autor da modernidade literária cujos escritos tocam dois importantes movimentos: o Decadentismo e o Simbolismo. O Decadentismo, anterior ao Simbolismo, caracteriza-se pelo tom mais pessimista das composições, enquanto o Simbolismo, de acordo com Edmund Wilson, é composto por duas vertentes distintas, a “sério-estética” e a “coloquial-irônica”. Esta última, não mais destinada apenas a eleitos, associa-se a Jules Laforgue que trabalha questões cotidianas e ligadas à oralidade, além de ser marcada pela ironia. Assim como ele, o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1986), ligado ao Modernismo, utiliza em seus textos recursos desse movimento no Brasil quando ironiza os modelos literários vigentes e cria uma nova maneira de fazer poesia. Nesse sentido, adota verso livre, a ausência de rimas, o humor e prefere temas do cotidiano do homem simples para mostrar as várias faces do eu desajustado, gauche no mundo. Ambos os poetas adotaram, em Les Complaintes e Alguma Poesia, um recurso marcante, a ironia.

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Publicado

07/03/2016

Edição

Seção

Artigos