O feminino no surrealismo: a representação da mulher em Nadja, de André Breton

Autores

  • Fernanda Taís Ornelas Mestranda em Estudo de Literatura. UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura. São Carlos – SP - Brasil.
  • Alcides Cardoso dos Santos UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras - Departamento de Letras Modernas. Araraquara – SP - Brasil.

Palavras-chave:

Surrealismo, Crítica Literária Feminista, Nadja, André Breton,

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as relações entre o Surrealismo e o feminino, realizando, para tanto, uma análise da representação da mulher na obra literária Nadja (1928), de André Breton. No que diz respeito aos fundamentos teóricos, serão utilizadas as proposições de Sandra M. Gilbert e Susan Gubar presentes em The Madwoman in the Attic: the Woman Writer and the Nineteenth-Century Literary Imagination (1979).

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Publicado

25/05/2017

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Artigos