As viagens simultâneas de Blaise Cendrars

Autores

  • Natalia Aparecida Bisio de Araujo Mestranda em Estudos Literários. UNESP – Universidade da Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara – SP – Brasil.
  • Guacira Marcondes Machado Leite UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Vanguardas, Simultaneidade, Le premier livre simultané, Viagens simultâneas,

Resumo

A obra La Prose du Transsibérien et de la Petite Jehanne de France, de 1913, chamou muita atenção no cenário artístico europeu no início do século XX, certamente pela revolução que operou ao reunir poesia e pintura em uma única folha de papel com extensão de mais de dois metros. A obra foi apelidada de “Le premier livre simultané”, pois dentre suas características mais marcantes está o conceito de simultaneidade, discutido pelos movimentos de vanguarda do período do avant-guerre. Este trabalho tem como objetivo observar como o conjunto de recursos estilísticos e artísticos, empregados na obra, dialogam e produzem simultaneamente sentidos.

Downloads

Publicado

25/05/2017

Edição

Seção

Artigos