Revisitando os think tanks na ascensão do conservadorismo estadunidense: American Enterprise Institute e Heritage Foundation

Autores

  • Camila Feix Vidal UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Economia e Relações Internacionais. Florianópolis – SC – Brasil. 88040 – 900.
  • Luciana Wietchikoski UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. 91509 – 900. Porto Alegre – RS – Brasil.

Palavras-chave:

Conservadorismo, Estados Unidos, Think tanks, Heritage Foundation, American Enterprise Institute

Resumo

Esse trabalho busca apresentar a criação, expansão e consolidação do movimento conservador nos Estados Unidos (EUA), com base no papel de dois think tanks estadunidenses: American Enterprise Institute e Heritage Foundation. Partindo de bibliografia especializada e de coleta de dados em fontes primárias e secundárias, essa pesquisa apresenta a criação do movimento conservador e sua expansão para a arena política nos EUA, a partir das décadas de 1940 e 1960, respectivamente. Como resultado, concluímos o estudo apontando o papel que esses think tanks desempenharam nos Estados Unidos enquanto corpo que se apresenta com credenciais intelectuais (e, portanto, “legítimas”) para a promoção de uma agenda conservadora no âmbito político. Mais especificamente, os think tanks estudados assessoram candidatos republicanos; orientam tomadores de decisões e funcionários públicos; difundem os ideais conservadores ao participarem ativamente da mídia – seja em programas e entrevistas nas rádios e canais de televisão, seja em publicações em revistas e jornais de grande circulação no país; e formam novas lideranças a serem “contratadas” pela administração republicana. Nesse sentido, os dois think tanks analisados serviram e ainda servem de veículo para propagação da agenda conservadora na política estadunidense.

Downloads

Publicado

21/06/2021