A reação dos governos estaduais à política imigratória de Donald Trump

Autores

  • Débora Figueiredo Mendonça do Prado UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Economia e Relações Internacionais. Uberlândia – MG – Brasil. 38440-902.
  • Roberta Maria Botelho Bevilacqua UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Relações Internacionais. Uberlândia – MG – Brasil. 38440-902.

Palavras-chave:

Estados Unidos, Federalismo, Cidades-santuário

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a forte oposição e os tensionamentos entre os governos subnacionais, mais especificamente os estados, e o governo federal nos Estados Unidos na temática de imigração. Argumentaremos que a atual conjuntura política estadunidense, marcada por uma forte crise institucional desde o início do governo de Donald Trump, contribui para dimensionar tensões já existentes no pacto federativo do país. Isso se dá, primeiro, devido ao desenho institucional dos Estados Unidos, caracterizado por um federalismo ora cooperativo, ora dual. Entretanto, o tema ganha novas proporções com o governo Trump, devido, em grande medida, ao discurso anti-imigração que se destacou na agenda do atual presidente, mesmo antes de sua eleição. Como reflexo disso, as regiões santuário ganham destaque ao se organizarem para enfrentar as ordens executivas e outras medidas que têm os imigrantes como alvo, seja através da elaboração de políticas locais ou de disputas judiciais, contribuindo assim para o reaquecimento dos debates tanto sobre o pacto federativo estadunidense, quanto em relação aos impactos gerados pela polarização político-partidária.

Downloads

Publicado

21/06/2021