Considerações sobre a representação do negro na obra de Almeida Júnior

Autores

  • Daniela Carolina Perutti

Palavras-chave:

Almeida Júnior, Século XIX, Pintura brasileira, Raça, Corporalidade,

Resumo

O pintor paulista José Ferraz de Almeida Júnior (1850- 1899) ficou conhecido, sobretudo, por pinturas que trazem como protagonista o caipira, personagem até então pouco explorada pela produção pictórica brasileira. Contudo, ao contrário de alguns de seus contemporâneos, como Modesto Brocos, é quase inexistente a presença de personagens negras em suas telas. E é justamente essa quase ausência que abordaremos no texto a seguir. Investigaremos duas das poucas obras de Almeida Júnior nas quais o negro aparece, ou quase desaparece, de modo a compreender os fragmentos discursivos produzidos pelo artista a seu respeito. São elas: A negra, na qual a proximidade dada à figura humana em relação ao espectador parece tencionar a total ausência de luz desta tela de pequenas dimensões; além de Partida da Monção, pintura histórica feita sob encomenda e cuja personagem negra aparece em posição de destaque.

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