Design Thinking como ferramenta para incentivar práticas criativas em professores de pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14364

Palavras-chave:

Pensamento de design, Inovação educativa, Prática de ensino, Planejamento institucional, Projeto de classe.

Resumo

Embora a metodologia Design Thinking (DT) tenha surgido há mais de 10 anos com o objetivo de promover o pensamento criativo e ideias inovadoras para melhorar ou criar um produto ou serviço, não é comum ouvir falar de seu uso no campo educacional. É por isso que foi realizado um exercício de pesquisa em que esta metodologia foi incorporada para desenhar uma estratégia didática que incentivasse o planejamento criativo de professores de pré-escola em uma instituição de ensino no município de Floridablanca (Santander, Colômbia) Para tanto, foi realizado um exercício de pesquisa qualitativa por meio do qual foram coletadas as percepções dos professores de pré-escola sobre a criatividade e as metodologias para promovê-la no planejamento de aulas e no planejamento institucional. A estratégia didática se reflete em uma caixa de ferramentas para uso dos professores, com base nos diferentes momentos da DT.

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Biografia do Autor

Laura Melissa Becerra Guevara, Universidad Autónoma de Bucaramanga (UNAB), Bucaramanga – Santander

Estudiante Maestría em Educación.

Lina Maria Osorio Valdés, Universidad Autónoma de Bucaramanga (UNAB), Bucaramanga – Santander

Coordinadora de Posgrados.

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

BECERRA GUEVARA, L. M.; OSORIO VALDÉS, L. M. Design Thinking como ferramenta para incentivar práticas criativas em professores de pré-escola. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1634–1644, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14364. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14364. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos