Participação política e formação de professores

Movimento ‘‘Ocupa tudo’’ na universidade pública de Jataí/GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16457

Palavras-chave:

Participação política, Formação de Professores, Educação Superior

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o processo de participação política dos licenciandos no movimento “Ocupa tudo’’, em 2016, na atual Universidade Federal de Jataí/GO e a sua contribuição na formação docente e emancipação humana. Utilizou-se o grupo focal com 13 graduandos e a análise do conteúdo, pautado no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. Dos resultados pode-se verificar que o movimento estudantil ‘‘Ocupa tudo’’ foi importante tanto para a formação política destes futuros docentes quanto para a formação pessoal. A universidade propiciou um espaço para discussão e participação política, uma vez que a formação política foi negada em outros espaços de socialização. Da mesma forma, a participação do movimento possibilitou a organização e a instrumentalização teórica e prática dos licenciandos contribuindo, principalmente, para a passagem do senso comum à consciência filosófica.

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Biografia do Autor

Nayenne Helsan Santos, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Técnica na Unidade Acadêmica Especial de Educação. 

Elizabeth Gottschalg Raimann, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

SANTOS, N. H.; RAIMANN, E. G. Participação política e formação de professores: Movimento ‘‘Ocupa tudo’’ na universidade pública de Jataí/GO. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022013, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16457. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16457. Acesso em: 25 maio. 2022.