Tendências educacionais para o mundo do trabalho: algumas considerações

Autores

  • Daniela Melaré Vieira Barros Departamento de Educação - Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração – 17044460 - Bauru - SP

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i2.9136

Palavras-chave:

Competências, Educação, Mundo do trabalho, Política educacional,

Resumo

As reflexões registradas no presente trabalho procuram apontar algumas considerações sobre as tendências educacionais para o mundo do trabalho a partir do questionamento: Afinal, vai-se à escola para adquirir conhecimentos ou para desenvolver competências? A partir de análises sobre tal questionamento presente nas obras de Philippe Perrenoud, um dos teóricos das novas tendências educacionais, aqui analisado particularmente pelo livro: "Construir as Competências desde a Escola", desenvolveu-se este trabalho, que terá por aporte a seguinte estruturação teórica: inicialmente considerações sobre algumas idéias centrais relacionadas às novas tendências educacionais; em seguida, a análise das principais pontuações realizadas sobre o termo competências e suas implicações; em paralelo a análise do conhecimento e sua utilidade no mundo do trabalho com ênfase à política educacional brasileira.

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Publicado

17/12/2002

Como Citar

BARROS, D. M. V. Tendências educacionais para o mundo do trabalho: algumas considerações. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 2, p. 1–8, 2002. DOI: 10.22633/rpge.v0i2.9136. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9136. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

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