Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial

Autores

  • Daniela Melaré Vieira Barros Universidade Aberta – Lisboa Portugal, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS XX Coimbra
  • Cláudia Neves Universidade Aberta – Lisboa Portugal, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS XX Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971

Palavras-chave:

E-Learning. Empresa. Instrumento de avaliação pedagógica.

Resumo

O presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais. Os principais objetivos do trabalho realizado foram construir um instrumento de avaliação pedagógica para cursos em eLearning empresarial, a partir dos elementos da formação contínua online; possibilitar algumas diretrizes didático-pedagógicas de análise para cursos em eLearning empresarial. Apresentamos neste artigo algumas pistas de discussão em torno da temática do eLearning empresarial, suportados por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões que acompanharam as diversas fases do estudo, nomeadamente: a observação não participante de cursos em eLearning, a construção de um instrumento de análise de cursos de eLearning empresariais a partir do referencial pedagógico e a validação do mesmo na aplicação aos cursos observados.

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Biografia do Autor

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta – Lisboa Portugal, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS XX Coimbra

Laboratório de Educação a Distância e Elearning - L@ead-UAb

Cláudia Neves, Universidade Aberta – Lisboa Portugal, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS XX Coimbra

Laboratório de Educação a Distância e Elearning - L@ead-UAb

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Publicado

01/09/2017

Como Citar

BARROS, D. M. V.; NEVES, C. Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1517–1549, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10971. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos