Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial

Daniela Melaré Vieira Barros, Cláudia Neves

Resumo


O presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais. Os principais objetivos do trabalho realizado foram construir um instrumento de avaliação pedagógica para cursos em eLearning empresarial, a partir dos elementos da formação contínua online; possibilitar algumas diretrizes didático-pedagógicas de análise para cursos em eLearning empresarial. Apresentamos neste artigo algumas pistas de discussão em torno da temática do eLearning empresarial, suportados por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões que acompanharam as diversas fases do estudo, nomeadamente: a observação não participante de cursos em eLearning, a construção de um instrumento de análise de cursos de eLearning empresariais a partir do referencial pedagógico e a validação do mesmo na aplicação aos cursos observados.


Palavras-chave


E-Learning. Empresa. Instrumento de avaliação pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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