A Educação Superior no contexto da inovação como fator estratégico no setor produtivo: um estudo empírico aplicado a cenários regionais

Autores

  • Darlan Marcelo Delgado Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Tecnologia de Mococa (FATEC Mococa) – SP – Brasil.
  • Maria Betânia Darcie Pessoa Mestre em Engenharia de Produção. Professora da Faculdade de Tecnologia de Mococa (FATEC Mococa) – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i8.9262

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Desenvolvimento econômico regional, Educação Superior.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa empírica sobre variáveis da Educação Superior, no período compreendido entre 2000 e 2007, tendo como recorte geográfico específico as Regiões de Governo de São Carlos-SP e São João da Boa Vista-SP, cujos dados são comparados entre si e com os do Brasil e do Estado de São Paulo. O enfoque da pesquisa reside na análise do papel estratégico imputado à Educação Superior na sua relação com o fenômeno da mudança técnica no cenário em que a geração de vantagens competitivas via progresso tecnológico tornou-se um télos da Indústria brasileira, ávida em alçar a posição de país industrial exportador e proficiente em inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/01/2010

Como Citar

DELGADO, D. M.; PESSOA, M. B. D. A Educação Superior no contexto da inovação como fator estratégico no setor produtivo: um estudo empírico aplicado a cenários regionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 8, p. 1–20, 2010. DOI: 10.22633/rpge.v0i8.9262. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9262. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos