A Educação Superior no contexto da inovação como fator estratégico no setor produtivo: um estudo empírico aplicado a cenários regionais

Darlan Marcelo Delgado, Maria Betânia Darcie Pessoa

Resumo


O artigo apresenta uma pesquisa empírica sobre variáveis da Educação Superior, no período compreendido entre 2000 e 2007, tendo como recorte geográfico específico as Regiões de Governo de São Carlos-SP e São João da Boa Vista-SP, cujos dados são comparados entre si e com os do Brasil e do Estado de São Paulo. O enfoque da pesquisa reside na análise do papel estratégico imputado à Educação Superior na sua relação com o fenômeno da mudança técnica no cenário em que a geração de vantagens competitivas via progresso tecnológico tornou-se um télos da Indústria brasileira, ávida em alçar a posição de país industrial exportador e proficiente em inovação.

Palavras-chave


Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); Desenvolvimento econômico regional; Educação Superior.

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Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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