Recursos do FNDE e sua importância nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i9.9282Palavras-chave:
Financiamento da educação, Assistência financeira voluntária, Recursos municipaisResumo
A Constituição Federal de 1988 e a LDB de 1996 atribuiu à União, aos estados e municípios a responsabilidade pela administração do sistema educacional brasileiro que é mantido em regime de colaboração. Dentre os recursos destinados aos municípios destacamos os recursos do FNDE que é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. O presente trabalho procura analisar que programas do FNDE estão presentes nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e capital, e sua importância em comparação com os recursos municipais. A pesquisa utiliza dados dos recursos aplicados pelo FNDE entre 2001 e 2007 nos 11 municípios do primeiro anel da RMC e a capital. Os dados financeiros foram levantados no Sistema on-line no site do FNDE e agregados à base de informações do grupo de pesquisa a partir de dados do Tribunal de Contas do Estado e de balanços municipais. A avaliação dos dados permite observar a baixa utilização dos recursos do FNDE por parte dos municípios e a necessidade de melhor aproveitamento da assistência financeira voluntária, demonstrando uma desigualdade no acesso aos recursos federais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.