A formação continuada para gestores da educação básica e a demanda do cotidiano escolar: uma análise no âmbito das políticas públicas

Autores

  • Evally Solaine de Souza Rodrigues Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. https://orcid.org/0000-0001-6144-552X
  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9722

Palavras-chave:

Gestão escolar. Formação continuada. Políticas educacionais.

Resumo

As transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar. Para a elaboração desta, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares e um gestor educacional de um munícipio do Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Ao final, verificou-se que há impasses entre a efetivação das políticas de formação continuada de gestores e o atendimento da demanda do cotidiano escolar.

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Publicado

25/12/2016

Como Citar

RODRIGUES, E. S. de S.; ARANDA, M. A. de M.; REIS, M. das G. F. de A. dos. A formação continuada para gestores da educação básica e a demanda do cotidiano escolar: uma análise no âmbito das políticas públicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 444–462, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9722. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9722. Acesso em: 29 mar. 2024.

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