A participação dos Conselhos Municipais no cenário educacional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18545Palavras-chave:
Educação, Conselhos Municipais de Educação, Plano Municipal de EducaçãoResumo
Este estudo pretende fomentar o debate acerca da relevância social de participação dos Conselhos Municipais de Educação no cenário educacional brasileiro. Corrobora-se com a perspectiva que tais Conselhos são parte constitutiva da superestrutura do Estado e, estando inseridos no Sistema de Ensino, enquanto instrumentos de gestão colegiada e sendo órgãos consultivos, deliberativos e normativos, estes devem protagonizar os processos que permeiam e orientam a construção da educação pública municipal. Logo, entende-se ser de competência e compromisso dos Conselhos Municipais de Educação a promoção da educação pública socialmente referenciada, preconizada pelo Plano Municipal de Educação.
Downloads
Referências
BORDIGNON, G. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3082. Acesso em: 10 set. 2020.
BORDIGNON, G. Conselhos municipais de educação. In: LIMA, A. B. (org.). CMEs no Brasil: qualidade social e política da educação. Campinas: Alínea Editora, 2017. p. 17-34.
BRASIL. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Elab. Genuíno Bordignon. Brasília, DF: MEC/SEB, 2004a. E-book. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_gen.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL. Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação Pró-Conselho: guia de consulta. Brasília, DF: MEC/SEB, 2004b. E-book. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pro_cons/guia_consulta.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL. Pradime: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação. Caderno de textos, v. 1. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006a. E-book. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pradime/cader_tex_1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
BRASIL. Pradime: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação. Caderno de textos, v. 3. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006b. E-book. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pradime/cader_tex_3.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
BRASIL. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/SASE, 2014. E-book. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.
CURY, C. R. J. Conselhos de educação: fundamentos e funções. RBPAE, v. 22, n. 1, p. 41-67, 2006. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18721/10944. Acesso em: 12 mar. 2019.
GOHN, M. G. Os Conselhos de Educação e a Reforma do Estado. In: CARVALHO, M. C. A. A.; TEIXEIRA, A. C. C. (org.). Conselhos gestores de políticas públicas. São Paulo: Pólis, 2000. p. 35-40.
GOHN, M. G. Conselhos gestores e gestão pública. Ciências Sociais Unisinos, v. 42, n. 1, p. 5-11, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=93842101. Acesso em: 03 mar. 2021.
GOHN, M. G. Conselhos municipais de acompanhamento e controle social em Educação: participação, cidadania e descentralização? In.: SOUZA, D. B. Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo: Xamã, 2008. p. 97-113.
GOHN, M. G. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2011.
GRAMSCI, A. Cadernos de Cárcere. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1. Disponível em: https://static.fecam.net.br/uploads/1521/arquivos/1349633_gramsci_cadernos_do_carcere_vol_i.pdf. Acesso em: 30 set. 2019.
JACOBI, P. R. Participação, cidadania e descentralização: alcances e limites da engenharia institucional. In: SOUZA, D. B. Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo: Xamã, 2008. p. 115-130.
LIMA, A. B. de. Conselhos de educação, movimentos sociais e controle social. Educação em Perspectiva, v. 1, n. 1, p. 28-46, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6443/2635. Acesso em: 24 out. 2020.
LIMA, A. B. de; RAIMANN, A.; SANTOS, F. Estado democrático e a concepção de democracia e representatividade nos Conselhos Municipais de Educação no Brasil. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 57, p. 307-325, 2018. Disponível em:
http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v18n57/1981-416X-rde-18-57-307.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
TEIXEIRA, E. C. O local e o global: limites e desafios da participação cidadã. São Paulo: Cortez, 2001. Disponível em: http://bibliotecadigital.abong.org.br/handle/11465/1744?mode=full. Acesso em: 02 out. 2019.
VALLE, B. de B. R. do. Controle social da educação: aspectos históricos e legais. In: SOUZA, D. B. Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo: Xamã, 2008. p. 53-74.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.