Política pública e colaboração intergovernamental: analisando o caso do Pnaic em Recife
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12385Palavras-chave:
Política educacional, Regime de colaboração, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), Recife.Resumo
O trabalho trata sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e teve como objetivo analisar como se deu o processo de implementação desse Programa na cidade do Recife, tomando como referente o regime de colaboração e o poder local na gestão desse programa educacional. A metodologia foi do tipo qualitativa e utilizou como procedimentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os dados revelaram que a cooperação seguiu o disposto na legislação própria do Pnaic, que define as ações que são de responsabilidade de cada instância administrativa envolvida. No entanto, foi possível observar lacunas na implementação da política, seja por fragilidades locais, seja pela própria dinâmica de ação da política.
Downloads
Referências
ANDRADE, Edson. Regime de Colaboração no financiamento da Educação Básica no Brasil: a experiência dos fundos contábeis em foco. Educação, Santa Maria. v. 38, n. 2, maio/ago. 2013.
ANDRADE, Edson; GOMES, Alfredo. Estado federativo brasileiro. Implicações na gestão da educação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 6, n. 10, p. 133-154, jan./jun. 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2017.
AZEVEDO, Janete. Implicações da nova lógica de ação do estado para a educação municipal. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, p. 49-71, set. 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1989.
BRASIL. MEC. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 07 mar. 2019.
BRASIL. MEC. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 06 mar. 2019.
BRASIL. MEC. Manual do Pacto: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: o Brasil do futuro com o começo que ele merece. Brasília. DF, 2012a.
BRASIL. MEC. Portaria nº 867, 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa [...]. Diário Oficial da União: seção 1, n. 129, Brasília, DF, 5 jul. 2012b. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_basica/provinha_brasil/legislacao/2013/portaria_n867_4julho2012_provinha_brasil.pdf >. Acesso em: 07 mar. 2019.
CUNHA, Maria; COSTA, Jean Mário Araújo; ARAÚJO, Rosimeire. Federalismo cooperativo brasileiro: implicações na gestão da educação municipal. Jornal de Políticas Educacionais, Paraná, n. 8, p. 14–23, jul./dez. de 2010. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/21828>. Acesso em: 07 mar. 2019
DOWBOR, Ladislau. O que é Poder Local. São Paulo: Brasiliense, 2008.
OLIVEIRA, Adão Francisco de. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática, 2012. In: OLIVEIRA, Francisco Adão de; PIZZIO, Alex; FRANÇA, George (Org.). Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Goiás: Editora da PUC Goiás, 2010.
RECIFE. Lei nº 18.147/2015. Aprova o Plano Municipal de Educação. Diário Oficial do Município de Recife, 23 de jun. 2015.
RAIC, Daniele. O sistema de ensino e o regime de colaboração: O dito e o por dizer um estudo de caso do município de Jequié – BA. 149f. Dissertação (Mestrado Educação). Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. 2009.
SANTOS, Boaventura. A globalização e as ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez. 2002.
SANTOS, Natalia. Entre o proposto e o almejado: da proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa às expectativas almejadas por docentes participantes. 123f. Dissertação (Mestrado Gestão e Práticas Educacionais) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2015.