O programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic) segundo artigos acadêmicos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15560

Palavras-chave:

Ceará, Paic, Políticas educacionais, Ciclo de políticas públicas, Estado do conhecimento

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar 39 artigos acadêmicos selecionados na base Scielo, em abril de 2020, que tratam do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic) e compreender de que forma a literatura vem se apropriando do tema à luz de categorias da ciência política que visam traduzir as fases das políticas públicas, bem como identificar as instituições e localidades que o estudam, a temporalidade da produção e analisar seus principais objetivos. As palavras-chave de busca foram Ceará e Paic. Conclui-se que o Paic vem sendo estudado em contexto nacional e internacional, com pesquisadores associados a diversas instituições públicas, privadas e não governamentais. Observou-se a ampliação da produção científica ao longo dos anos. Destaca-se o foco dos pesquisadores sobre a fase de formulação do Paic e de suas estratégias e também sobre a fase da avaliação, neste caso, para compreender seus efeitos e resultados de aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Maria Helena de Aguiar Bravo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Coordenadora de Projetos Educacionais em Escala na Sincroniza Educação e membra do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave)" na FEUSP. Bolsista FAPESP.

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Formação de Gestores Educacionais. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Doutorado em Educação (USP).

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais. Doutorado em Administração Pública e Governo (FGV).

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

DE AGUIAR BRAVO, M. H.; RIBEIRO, V. M.; CRUZ, M. do C. M. T. O programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic) segundo artigos acadêmicos brasileiros. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2910–2932, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15560. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15560. Acesso em: 24 maio. 2022.

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