Estratégias de Gestão da Educação e equidade: o caso do Programa Aprendizagem na Idade certa (mais PAIC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13904

Palavras-chave:

Políticas públicas em educação, Equidade, Alfabetização, Paic, Gestão educacional

Resumo

O artigo visa apresentar as estratégias de gestão do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), uma política educacional implementada no estado do Ceará desde 2007 e que, segundo pesquisas, tem ampliado a equidade educacional. O estudo fez uso de referências bibliográficas e de entrevistas com gestores da Secretaria Educacional do Estado e professores de Fortaleza. Conclui-se que as principais estratégias de gestão adotadas nos 13 anos do Programa foram a reordenação da Secretaria, com a criação de um departamento dedicado à cooperação com os municípios; a adoção de eixos que organiza a ação do Paic em cascata, partindo da Secretaria até chegar às escolas; a adoção de instrumentos e ferramentas que colocam os agentes implementadores em torno de objetivos comuns; a ação sistêmica; o acompanhamento e o monitoramento das ações e dos resultados, com divulgação dos avanços; e a mobilização dos municípios e outros atores sociais.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP

Professora no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Administração Pública e Governo (FGV-SP).

Marta Ferreira Santos Farah, Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo – SP

Professora dos cursos de Graduação e de Pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e Governo. Doutorado em Sociologia (USP).

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP

Professora no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

Cruz, M. do C. M. T., Farah, M. F. S., & Ribeiro, V. M. (2020). Estratégias de Gestão da Educação e equidade: o caso do Programa Aprendizagem na Idade certa (mais PAIC). Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 24(3), 1286–1311. https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13904