Gestão democrática na escola: a participação no contexto da prática de um programa de educação em tempo integral

Autores

  • Janaína Specht da Silva Menezes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
  • Rozineide Souza Brasil Rede Municipal de Ensino, Belém – PA

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10787

Palavras-chave:

Políticas Públicas em Educação. Programa Mais Educação. Participação. Gestão Democrática. Educação em Tempo Integral. Educação Integral.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a participação, sob a perspectiva da gestão democrática, a partir da presença do Programa Mais Educação (PME) na escola. Tendo por referência um estudo de caso realizado em uma escola da cidade de Belém, no Pará, Brasil, foram efetuadas observações e entrevistas, as quais foram submetidas à Análise de Conteúdos. Entre os resultados, destaca-se que o PME vem contribuindo para fortalecer práticas democráticas, na medida em que fomenta a reflexão e o desenvolvimento de atitudes e ações que evidenciam e estimulam a responsabilidade do conjunto da escola para com, por exemplo, a aprendizagem dos alunos. Todavia, a participação vem se dando de forma limitada, uma vez que se faz associar, especialmente, a alguns integrantes da administração escolar, apresentando, assim, como desafio a necessidade de envolver os diferentes segmentos educativos nas ações e decisões associadas não só ao PME, mas também a outros interesses da escola.

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Biografia do Autor

Janaína Specht da Silva Menezes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Professora do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unirio

Rozineide Souza Brasil, Rede Municipal de Ensino, Belém – PA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Administradora Escolar na Rede Municipal de Ensino, Belém - PA

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Publicado

01/01/2018

Como Citar

MENEZES, J. S. da S.; BRASIL, R. S. Gestão democrática na escola: a participação no contexto da prática de um programa de educação em tempo integral. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 137–158, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10787. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10787. Acesso em: 28 mar. 2024.

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