Os desafios ao tornar-se professor/a: uma análise da profissionalidade docente na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15399

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Educação infantil, Profissão docente

Resumo

O texto consiste em discutir, a partir de uma pesquisa com professores/as da Educação Infantil, os desafios ao tornar-se professor/a, vislumbrando a profissionalidade docente. Assim, essa investigação examinou fatores sociodemográficos relacionados a faixa etária, vínculo empregatício e formação. Foi realizada com as professoras que atuam nessa etapa da educação, em dois Centros de Referência em Educação Infantil-CREI, a partir de entrevista semiestruturada. Contou com a participação de 20 docentes da Rede Pública Municipal de Ensino de João Pessoa - Paraíba. Na análise dos dados obtidos, utilizamos a análise de conteúdo, com a técnica da análise temática. Os resultados evidenciaram que os/as docentes apresentam satisfação com a formação profissional inicial, e que um dos maiores desafios após a graduação é retornar à academia para estudar e manter-se ativo num processo de formação permanente. Com os resultados, pode-se pensar na ampliação das vagas ofertadas nos cursos de pós-graduação na área da educação, bem como o incentivo aos estudantes egressos da graduação, no sentido da sua permanência enquanto profissionais pesquisadores/as.

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Biografia do Autor

Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba (UBPB), João Pessoa – PB

Professora de Filosofia da Educação do Centro de Educação da UFPB e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Pós-Doutorado em Educação (UNICAMP) e Doutorado em Educação (UFPB).

Lindinalva de Alcântara Correia, Universidade Federal da Paraíba (UBPB), João Pessoa – PB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Elidiana Oliveira das Neves, Universidade Federal da Paraíba (UBPB), João Pessoa – PB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

PALHANO, T. R.; CORREIA, L. A.; NEVES, E. O. . das. Os desafios ao tornar-se professor/a: uma análise da profissionalidade docente na educação infantil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2393–2407, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15399. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15399. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos