Os desafios ao tornar-se professor/a: uma análise da profissionalidade docente na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15399Palavras-chave:
Profissionalidade docente, Educação infantil, Profissão docenteResumo
O texto consiste em discutir, a partir de uma pesquisa com professores/as da Educação Infantil, os desafios ao tornar-se professor/a, vislumbrando a profissionalidade docente. Assim, essa investigação examinou fatores sociodemográficos relacionados a faixa etária, vínculo empregatício e formação. Foi realizada com as professoras que atuam nessa etapa da educação, em dois Centros de Referência em Educação Infantil-CREI, a partir de entrevista semiestruturada. Contou com a participação de 20 docentes da Rede Pública Municipal de Ensino de João Pessoa - Paraíba. Na análise dos dados obtidos, utilizamos a análise de conteúdo, com a técnica da análise temática. Os resultados evidenciaram que os/as docentes apresentam satisfação com a formação profissional inicial, e que um dos maiores desafios após a graduação é retornar à academia para estudar e manter-se ativo num processo de formação permanente. Com os resultados, pode-se pensar na ampliação das vagas ofertadas nos cursos de pós-graduação na área da educação, bem como o incentivo aos estudantes egressos da graduação, no sentido da sua permanência enquanto profissionais pesquisadores/as.
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