Efeitos da BNC-Formação no curso de Pedagogia

Em defesa da gestão escolar e das infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17222

Palavras-chave:

Curso de pedagogia, BNC-formação, Gestão e infâncias

Resumo

No contexto de alteração na política da formação de professores(as), o artigo focaliza aspectos da BNC-Formação no curso de Pedagogia. Com metodologia de análise documental e pesquisa do tipo bibliográfica, analisa as Resoluções nº 2/2019 e n.1/2020 e problematiza a formação de pedagogas(os) no contexto bibliográfico. Objetiva analisar como se constitui a concepções de Gestão na Educação Infantil nas diretrizes para formação de professores(as). Sustenta as análises com referencial teórico freireano e bakhtiniano a partir dos conceitos de polissemia, historicidade, forças centrípetas e centrífugas. Os dados informam a necessidade de defender a permanência do curso de formação inicial voltado para a formação de pedagogos(as), realizado em instituições de educação superior. Conclui com o argumento de manter com o caráter de formação plena dos(as) pedagogos(as), sem dissociar a concepção de docência integral e articulada, conforme tratam as Resoluções de CNE/CP nº 01/2006 e nº 02/2015.

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Biografia do Autor

Kallyne Kafuri Alves, Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), Vitória – ES – Brasil

Professora no Departamento de Música, Educação e Humanas. Doutorado em Educação (UFES).

Ana Lucia Cunha Duarte, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís – MA – Brasil

Professora no Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais. Departamento de Educação e Filosofia. Doutorado em Educação (UnB).

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Publicado

30/09/2022

Como Citar

ALVES, K. K.; DUARTE, A. L. C. Efeitos da BNC-Formação no curso de Pedagogia: Em defesa da gestão escolar e das infâncias. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022132, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17222. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17222. Acesso em: 23 dez. 2024.