Effects of BNC-Training on the Pedagogy course
In defense of school management and children
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17222Keywords:
Pedagogy course, BNC-training, School management, ChildhoodsAbstract
In the context of changes in the teacher education policy, this article focuses on aspects of BNC-training in the Pedagogy course. Using a documental analysis methodology and bibliographic research, we studied the CNE/PC nº 2/2019 and nº 1/2020 Resolutions , problematizing the formation of Educators regarding educational, political and social aspects. Specially, the analysis of the conceptions of school management and childhood determined in the guidelines for teacher training. The analysis made is supported by Freirean and Bakhtinian theoretical frameworks based on the concepts of polysemy, historicity, centripetal and centrifugal forces. Data inform the need to defend the permanence of the initial training course for the formation of Educators, held in institutions of higher education. Hence, it suggests the argument of keeping with the character of full training of educators, without dissociating the conception of comprehensive and articulated teaching, as dealt with Resolutions of CNE/CP nº 01/2006 and nº 02/2015.
Downloads
References
ALBINO, Â. C. A.; SILVA, A. F. BNCC e BNC da formação de professores: Repensando a formação por competências. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 137-153, jan./maio 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966. Acesso em: 27 set. 2021.
ARANHA, M. L. A. História da Educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
ALVES, K. K.; VIEIRA, M. N. A. Educação infantil em tempos de pandemia: contribuições das pedagogias da autonomia e da infância para a formação humana. Educere et educare, v. 16, p. 247-265, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25726. Acesso em: 03 jun. 2021
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BRASIL. Lei n. 10172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 02 ago. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: CNE, 2006. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rcp0106.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em: 10 jan. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 2 mar. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, DF: CNE, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 10 jul. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: CNE, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 abr. 2021.
BRASIL. Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar. Brasília, DF: MEC, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=170531-texto-referencia-matriz-nacional-comum-de-competencias-do-diretor-escolar&category_slug=fevereiro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 maio 2021.
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: Busca e Movimento. Campinas, Sp: Papirus, 1996.
CARDOSO, L. R.; PIRES, M. A. BNC para formação docente: Um avanço às políticas neoliberais de currículo. Série-Estudos, Campo Grande, v. 25, n. 55, p. 73-93, set./dez. 2020. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1463/1116. Acesso em: 23 jul. 2021.
CARDOSO, N. S.; FARIAS, I. M. S. Qual o conceito de docência? Entre resistências e investigações. Formação em Movimento, v. 2, n. 4, p. 395-415, jul./dez. 2020. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/612/898. Acesso em: 15 jun. 2021.
COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE PEDAGOGIA. Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia. Brasília, DF: MEC/ SESU, 1999.
COSTA, E. M. et al. Implicações da BNC-formação para a Universidade Pública e Formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 896-909, mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14924/10561. Acesso em: 12 mar. 2022.
DOURADO; L. F.; SIQUEIRA, R. M. A arte do disfarce: BNCC como gestão e regulação do currículo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 35, n. 2, p. 291-306, maio/ago. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/vol35n22019.95407/53884. Acesso em: 23 maio. 2021.
DUARTE, A. L. C. Formação do pedagogo: Entre velhos desafios e novos compromissos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília. 2008. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/123456789/899/1/Texto%20completo%20Ana%20Lucia%20-%202008.pdf. Acesso em? 03 jun. 2021.
FERREIRA, V. L. Curso de pedagogia no Brasil: História e formação com pedagogos primordiais. Resenhas. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 298-329, abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/p3BzbbfqjHJF5gpyJbSmLMy/?lang=pt. Acesso em: jun. 2021.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. 12. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Política e educação: Ensaios. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2001. v. 23.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FREITAS, H. C. L. Universidades do RJ lançam o Fórum de Mobilização e Defesa dos Cursos de Pedagogia. Formação de Professores, abr. 2021. Disponível em: https://formacaoprofessor.com/2021/04/15/universidades-do-rj-lancam-o-forum-de-mobilizacao-e-defesa-dos-cursos-de-pedagogia/. Acesso em: 21 jun. 2021.
GALVÃO, A. C. et al. (org.). Foi golpe! O Brasil de 2016 em análise. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. Disponível em: https://literaturaeeducacao.ufes.br/sites/grupoliteraturaeeducacao.ufes.br/files/field/anexo/foi_golpe_-_versao_pdf.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.
GONÇALVES, S. R. V.; MOTA, M. R. A.; ANADON, S. B. A resolução CNE/CP n. 2/2019 e os retrocessos na formação de professores. Formação em Movimento. v. 2, i. 2, n. 4, p. 360-379, jul./dez. 2020. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/610/896. Acesso em: 10 jun. 2021.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
MARQUES, N. L. R. et al. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: Avanços ou retrocessos? Educar Mais, v. 5, n. 3, p. 637-349, 2021. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2409/1772. Acesso em: 08 jun. 2021.
NOGUEIRA, A. L.; BORGESA, M. C. BNC-Formação e a formação continuada de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 188-204, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13875/10353. Acesso em: 21 jul. 2021.
REBUÁ, E. et al. (org.). (Neo)fascismos e educação: Reflexões críticas sobre o avanço conservador no Brasil. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020. Disponível em: https://morula.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Neofascismos.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.
ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2005.
SAITO, H. T. I. et al. Âncora nebulosa da formação inicial de professores para a infância: Como enfrentaremos? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 2047-2066, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13467. Acesso em: 9 nov. 2021.
SAVIANI, D. Pedagogia: O espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 1-16, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/6MYP7j6S9R3pKLXHq78tTvj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 out. 2021.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: História e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SCHEIBE, L. Diretrizes nacionais para os cursos de pedagogia: Da regulação à implementação. In: DALBEN, A. I. L. F.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, C. S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: História e Identidade. São Paulo: Autores Associados, 1999.
ZANOTTO, M.; SANDRI, S. Avaliação em larga escala e BNCC: Estratégias para o gerencialismo na educação. Temas & Matizes, Cascavel, v. 12, n. 23, p. 127-143, jul./dez. 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21409. Acesso em: 19 jul. 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.