Gênese da política nacional de formação no contexto das reconfigurações do estado brasileiro no período de 2007 a 2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i3.12526

Palavras-chave:

Formação dos profissionais da educação, Política nacional de formação, Políticas públicas.

Resumo

Neste trabalho analisamos o percurso de constituição de uma Política Nacional de Formação, considerando os elementos determinantes da sua gênese que podem ser destacados a partir das reconfigurações do Estado no período 2007 a 2010. Privilegiaram-se como base empírica as formas jurídico-normativas, expressas nos marcos regulatórios de sustentação das políticas. Iniciando pelo contexto do Plano de desenvolvimento da Educação, desenvolvemos a análise das mudanças promovidas no campo da formação de profissionais da educação e que resultaram nos atos normativos que instituíram a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. O processo de formulação e implementação de políticas públicas não é linear, mas marcado por dinâmicas determinadas pela totalidade social e pelas mediações que conformam as singularidades que o campo implica, resultantes da correlação de forças dos atores sociais coletivos envolvidos. Os limites na construção de pactos sobre as políticas públicas em geral, e sobre as políticas de formação em particular, permitem compreender os percalços para se avançar na direção de “políticas de governo” para “políticas de Estado”.

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Biografia do Autor

Gislene Alves do Amaral, Universidade Federal de Uberlândia – (UFU), Campus Educação Física, Uberlândia – MG

Professora na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia. Áreas de atuação: currículo, políticas educacionais, planejamento do ensino.

Marcelo Soares Pereira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia – (UFU), Campus Santa Mônica, Uberlândia – MG

Professor da Faculdade de Educação, Doutor em Educação (UNICAMP).

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Publicado

15/08/2019

Como Citar

AMARAL, G. A. do; SILVA, M. S. P. da. Gênese da política nacional de formação no contexto das reconfigurações do estado brasileiro no período de 2007 a 2010. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 3, p. 498–522, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i3.12526. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12526. Acesso em: 6 dez. 2024.

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