Percepções dos estudantes de licenciatura acerca do conceito de currículo: implicações da cultura e cultura escolar na educação

Andressa Graziele Brandt, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Sonia Regina de Souza Fernandes, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar as representações que os estudantes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de um Instituto Federal (IFs) do estado de Santa Catarina possuem em relação a compreensão do conceito de currículo e suas implicações nas políticas curriculares da Educação Básica. Nesta pesquisa de caráter qualitativo, utilizou-se como método a entrevista semiestruturada com perguntas abertas como instrumento de coleta de informações, as quais foram realizadas com 08 estudantes de licenciatura do 7º e 8º semestre do referido curso. Os resultados evidenciam que as percepções dos licenciandos estão fundamentadas na compreensão do currículo como instrumento de transformação, onde por meio dos conhecimentos escolares, planejamento, currículo ação, oculto e avaliado são representados aos estudantes os elementos da cultura escolar, da política curricular nacional, ou seja, faz parte do currículo todos os elementos de um desenvolvimento curricular, os quais são imbricados pela cultura.


Palavras-chave


Currículo; Cultura; Cultura escolar; Licenciatura em pedagogia.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11970



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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