Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia catarinense

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Sonia Regina de Souza Fernandes, Anelise Nascimento Lange

Resumo


Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense que investigou em que medida a inovação pedagógica, a interculturalidade e a inclusão estão presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida instituição. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como de abordagem qualitativa, contemplando análise documental e pesquisa bibliográfica. Entre os resultados do estudo estão o aprofundamento da discussão acerca dos conceitos de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica, a apresentação de um mapeamento das disciplinas que contemplam os conceitos mencionados, bem como uma síntese dos objetivos e perfis de egressos dos licenciandos.

Palavras-chave


Licenciatura; Inclusão; Interculturalidade; Inovação Pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13009



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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