Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13009

Palavras-chave:

Licenciatura, Inclusão, Interculturalidade, Inovação Pedagógica.

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense que investigou em que medida a inovação pedagógica, a interculturalidade e a inclusão estão presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida instituição. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como de abordagem qualitativa, contemplando análise documental e pesquisa bibliográfica. Entre os resultados do estudo estão o aprofundamento da discussão acerca dos conceitos de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica, a apresentação de um mapeamento das disciplinas que contemplam os conceitos mencionados, bem como uma síntese dos objetivos e perfis de egressos dos licenciandos.

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Biografia do Autor

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica/Departamento de Ensino.

Sonia Regina de Souza Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica/Departamento de Ensino.

Anelise Nascimento Lange, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC

Acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia/Coordenação do Curso de Pedagogia.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

SILVA, F. L. G. R. da; FERNANDES, S. R. de S.; LANGE, A. N. Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia catarinense. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 914–935, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13009. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13009. Acesso em: 21 dez. 2024.

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