A tríade ensino, pesquisa e extensão no fazer universitário com a inclusão de alunos com autismo: intervenções educacionais e psicanalíticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.12945

Palavras-chave:

Processos formativos, Inclusão em educação, Psicanálise aplicada, Práxis Pedagógica.

Resumo

As tensões entre o ensino, a extensão e a pesquisa se apresentam como pontos de confluência de uma prática em construção. Eles revelam os impasses éticos que mobilizam o processo de uma docência cada vez mais afinada com o trabalho cotidiano do pesquisador nas cidades. Pensamos a extensão como um fazer ético, interdisciplinar, primando pela postura investigativa, que faz de cada desafio e problema encontrado, uma oportunidade, não só de descoberta de uma questão, mas recurso para buscar, propor e realizar ações pertinentes aos objetivos educacionais traçados; buscando relações entre as ações cotidianas e as ações num nível macro, visualizando as necessidades e possibilidades de uma educação para todos. Articulamos aqui extensão e práxis, inclusão de autistas; psicanálise aplicada; acessibilidade curricular; processos formativos.

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Biografia do Autor

Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Professora adjunta. Departamento de Fundamentos Pedagógicos.

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professora adjunta. Departamento de Educação.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

PISETTA, M. A. A. de M.; SANTIAGO, M. C. A tríade ensino, pesquisa e extensão no fazer universitário com a inclusão de alunos com autismo: intervenções educacionais e psicanalíticas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 836–855, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.12945. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12945. Acesso em: 21 nov. 2024.