Atravessamentos na docência universitária no contexto da pandemia

Inovações pedagógicas em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17918

Palavras-chave:

Docência universitária, Ensino remoto, Dialogismo, Inovação pedagógica

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma análise do processo de reflexão-ação de docentes no contexto da pandemia do SarsCov 2 e, para tal, cotejamos algumas políticas e práticas educacionais da formação docente desenvolvidas na Faculdade de Educação e em outros espaços da Universidade Federal Fluminense. Realizamos pesquisa na ação e sobre a ação, vivenciando diálogos interculturais e interdisciplinares para entender, produzir e intervir na cultura educacional universitária. O debate nos levou a definir coletivamente estratégias democráticas, inovadoras, interculturais e interdisciplinares. A análise da conjuntura e o redimensionamento didático-metodológico demandados, preponderantemente virtuais, nos fizeram concluir que entre travessias e atravessamentos a construção de fazeres intersubjetivos impulsionaram ações instituintes e insurgentes diante das tensões de um tempo de sofrimento humano que nos exigiu construir estratégias para, nesse fazer coletivo, celebrar e valorizar a vida. Para a escrita, adotamos uma perspectiva descritivo-analítica, historicizando alguns dos processos de auto-organização participativa e dialógica.

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Biografia do Autor

Márcia Maria e Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta. Doutora em Educação (UERJ).

Walcéa Barreto Alves, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta. Doutora em Educação (UFF).

Rejany dos Santos Dominick, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada. Doutora em Educação (UNICAMP).

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Publicado

13/05/2023

Como Citar

SILVA, M. M. e; ALVES, W. B.; DOMINICK, R. dos S. Atravessamentos na docência universitária no contexto da pandemia: Inovações pedagógicas em questão. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023021, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17918. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17918. Acesso em: 27 abr. 2024.