Atravessamentos na docência universitária no contexto da pandemia
Inovações pedagógicas em questão
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17918Palavras-chave:
Docência universitária, Ensino remoto, Dialogismo, Inovação pedagógicaResumo
O objetivo do artigo é apresentar uma análise do processo de reflexão-ação de docentes no contexto da pandemia do SarsCov 2 e, para tal, cotejamos algumas políticas e práticas educacionais da formação docente desenvolvidas na Faculdade de Educação e em outros espaços da Universidade Federal Fluminense. Realizamos pesquisa na ação e sobre a ação, vivenciando diálogos interculturais e interdisciplinares para entender, produzir e intervir na cultura educacional universitária. O debate nos levou a definir coletivamente estratégias democráticas, inovadoras, interculturais e interdisciplinares. A análise da conjuntura e o redimensionamento didático-metodológico demandados, preponderantemente virtuais, nos fizeram concluir que entre travessias e atravessamentos a construção de fazeres intersubjetivos impulsionaram ações instituintes e insurgentes diante das tensões de um tempo de sofrimento humano que nos exigiu construir estratégias para, nesse fazer coletivo, celebrar e valorizar a vida. Para a escrita, adotamos uma perspectiva descritivo-analítica, historicizando alguns dos processos de auto-organização participativa e dialógica.
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