Por uma outra escola: provocações à didática e ao conceito de inovação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13006

Palavras-chave:

Didática, Inovação pedagógica, Licenciatura.

Resumo

Identificar elementos que apontem perspectivas pedagógicas inovadoras, sob a ótica de licenciandos e de professores da educação básica é o objetivo deste estudo que resulta das reflexões realizadas pela equipe docente do Núcleo de Didática e Formação de Professores da UFF e das avaliações qualitativas realizadas com alunos de Didática. Isso nos provocou a propor uma (re)aproximação com a escola, o que gerou registros individuais e entrevistas com docentes da escola básica, considerados inovadores pelos licenciandos. Na contramão da vinculação do conceito de inovação pedagógica à inserção de aparatos tecnológicos, os licenciandos expressaram preocupações com a construção de uma sociedade mais justa, calcada em aspectos como autonomia docente, dialogicidade, compromisso e criatividade. O reconhecimento político e social de que a escola é o principal locus de formação humana e a urgência de refletirmos coletivamente sobre outras formas de se pensar e se fazer escola são perspectivas de nossas discussões.

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Biografia do Autor

Mônica Vasconcellos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Docente no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE).

Sandra Maciel, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Docente no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE).

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

VASCONCELLOS, M.; MACIEL, S. Por uma outra escola: provocações à didática e ao conceito de inovação pedagógica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 743–765, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13006. Acesso em: 5 dez. 2024.

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