Formação de Professores em Avaliação Educacional

Um estudo sobre as matrizes e as ementas dos cursos de licenciatura em Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18004

Palavras-chave:

Avaliação, Formação de professores, Ementas, Matrizes

Resumo

Com ênfase na compreensão de um dos elementos do ensino de avaliação, neste estudo será o que se organizou nas Licenciaturas de Pedagogia, localizados na região do Grande ABC, para ser ensinado aos futuros professores. A pesquisa fundamentou-se na metodologia qualitativa, com a análise de matrizes curriculares, ementas e entrevistas com coordenadores dos cursos. Os resultados revelaram que, apesar de haver um certo avanço com o surgimento de disciplinas de avaliação nas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, é evidente e preocupante a natureza superficial, fragmentada e simplificada das ementas analisadas dessas disciplinas, que servem como rota para a formação de professores. Foi destacado que uma das formas de construir uma formação sólida, e tão discutida para professores, especialmente em relação à competência avaliadora, no ensino de avaliação, seria iniciar com uma análise e discussão crítica da ementa do curso, considerando sua organização e interpretação à luz da legislação.

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Biografia do Autor

Paulo Sergio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação. Departamento de Educação.

Eclerson Pio Mielo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestrando em educação. Departamento de Educação.

Marco Wandercil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação.

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Publicado

17/11/2023

Como Citar

GARCIA, P. S.; MIELO, E. P.; WANDERCIL, M. Formação de Professores em Avaliação Educacional: Um estudo sobre as matrizes e as ementas dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023063, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18004. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18004. Acesso em: 22 dez. 2024.

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