Tempos e espaços da gestão universitária: compreendendo a gestão de departamentos didáticos

Autores

  • Andiara Dewes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Estudante do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFSM https://orcid.org/0000-0001-5920-724X
  • Doris Pires Vargas Bolzan Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da UFSM Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFSM. https://orcid.org/0000-0002-1704-008X

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11308

Palavras-chave:

Gestão universitária, Departamento didático, Professores gestores.

Resumo

Os Departamentos Didáticos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas constituem-se em um âmbito institucional no qual a vida funcional dos docentes é organizada e o funcionamento dos cursos acontece por meio da manutenção da oferta de disciplinas e professores que as ministram. Nesse contexto, tivemos como objetivo compreender como acontece a gestão de Departamentos Didáticos de uma IES pública. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como qualitativa narrativa de cunho sociocultural. A partir das narrativas dos professores gestores (que atuavam como chefes dos Departamentos) constatamos que a gestão de um Departamento Didático é produzida através da articulação e interlocução de diversas dimensões que a compõe, estabelecendo-se como indicadores desse processo de desenvolvimento da gestão os indicadores: políticas educacionais, cultura organizacional e dinâmica curricular e atividades de ensino. Evidenciamos que são as concepções e percepções acerca dos tempos espaços da gestão que pautam os modos de atuações dos professores/gestores.

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Biografia do Autor

Andiara Dewes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Estudante do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFSM

Licenciada em Pedagogia, pela UFSM. Especialista em Gestão Educacional, pela UFSM. Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/CE/UFSM. Acadêmica do curso de licenciatura plena em Educação Especial - UFSM.

Doris Pires Vargas Bolzan, Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da UFSM Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFSM.

Doutora em Educação; Mestre em Educação; Licenciada em Pedagogia. Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da UFSM; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFSM.

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

DEWES, A.; BOLZAN, D. P. V. Tempos e espaços da gestão universitária: compreendendo a gestão de departamentos didáticos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 961–977, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11308. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11308. Acesso em: 21 dez. 2024.

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