Neotecnicismo na Formação Inicial de Professores

Uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19267

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Formação de professores. Diretrizes Curriculares Nacionais. Neotecnicismo. Neoliberalismo.

Resumo

O presente texto visa analisar como as atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores, elaboradas em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuem para o avanço do neotecnicismo no país. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, com análise da Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019, que trata da formação inicial de professores. A produção está organizada em duas seções. A primeira seção apresenta pressupostos e características do neotecnicismo na educação, bem como sua influência no contexto escolar, culminando na aprovação da BNCC. A segunda seção traz a análise documental e problematiza as implicações desse modelo político-econômico para a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo

Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Tapejara/RS. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora de cursos de licenciatura (área de Teorias Educacionais e da Aprendizagem e Didática Geral) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFFS. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Referências

ALVES, Giovanni. Trabalho e Mundialização do Capital: a nova degradação do trabalho na era da globalização. Londrina: Praxis, 1999.

ANTUNES, Ricardo. O caracol e sua concha: Ensaios sobre a morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

BECHI, Diego. A subjetivação capitalística como mecanismo de precarização do trabalho docente na educação superior brasileira. Orientador: Altair Alberto Fávero. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: CNE, 2019.

CANDAU, Vera. Rumo a uma nova didática. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DOURADO, Luiz; SIQUEIRA, Romilson. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores: retrocessos e resistência propositiva. Textura, [S. l.], v. 24, n. 59, p. 55-77, jul./set. 2022.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FREITAS, Luís Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GIL, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2014.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). The future of education on and skills Education on 2030: the future we want. Paris: OCDE, 2018a.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). The Future of Education on and Skills Education on 2030. Paris: OCDE, 2018b.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 43.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

TREVISOL, Marcio Giusti; FÁVERO, Altair Alberto; BECHI, Diego. Educação 2030 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico: indução e riscos de um modelo curricular de formação. Série-Estudos, [S. l.], v. 28, n. 62, p. 149–171, 2023.

Publicado

03/07/2024

Como Citar

BECHI, D.; PAGLIARIN, L. L. P. Neotecnicismo na Formação Inicial de Professores: Uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023016, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19267. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19267. Acesso em: 21 nov. 2024.