Neotecnicismo na Formação Inicial de Professores
Uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19267Palavras-chave:
Políticas educacionais. Formação de professores. Diretrizes Curriculares Nacionais. Neotecnicismo. Neoliberalismo.Resumo
O presente texto visa analisar como as atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores, elaboradas em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuem para o avanço do neotecnicismo no país. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, com análise da Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019, que trata da formação inicial de professores. A produção está organizada em duas seções. A primeira seção apresenta pressupostos e características do neotecnicismo na educação, bem como sua influência no contexto escolar, culminando na aprovação da BNCC. A segunda seção traz a análise documental e problematiza as implicações desse modelo político-econômico para a formação de professores.
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