Neotecnicismo na Formação Inicial de Professores

Uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19267

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Formação de professores. Diretrizes Curriculares Nacionais. Neotecnicismo. Neoliberalismo.

Resumo

O presente texto visa analisar como as atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores, elaboradas em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuem para o avanço do neotecnicismo no país. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, com análise da Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019, que trata da formação inicial de professores. A produção está organizada em duas seções. A primeira seção apresenta pressupostos e características do neotecnicismo na educação, bem como sua influência no contexto escolar, culminando na aprovação da BNCC. A segunda seção traz a análise documental e problematiza as implicações desse modelo político-econômico para a formação de professores.

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Biografia do Autor

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo

Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Tapejara/RS. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora de cursos de licenciatura (área de Teorias Educacionais e da Aprendizagem e Didática Geral) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFFS. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado

03/07/2024

Como Citar

BECHI, D.; PAGLIARIN, L. L. P. Neotecnicismo na Formação Inicial de Professores: Uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023016, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19267. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19267. Acesso em: 21 dez. 2024.