A política de formação de professores: o estado da arte sobre o PIBID na pós-graduação em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11404

Palavras-chave:

Pibid, Formação de professores, Políticas de formação de professores, Estado da arte, Produção acadêmica.

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa bibliográfica nos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Centro-Oeste do Brasil, de 2009 a 2015, referente à temática Pibid, cujo objetivo central foi realizar um mapeamento da produção do conhecimento científico sobre o programa. Os resultados evidenciaram que as pesquisas sobre a temática têm priorizado os participantes do programa em alguns cursos de licenciatura. Os trabalhos analisados identificaram que o Pibid tem contribuído para a formação dos licenciandos, mesmo de forma pontual. No entanto, ter um olhar crítico e amplo sobre as políticas educacionais, sobretudo as políticas de formação de professores, nos possibilita compreender que não há soluções fáceis para problemas complexos como os que temos na formação de professor.

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Biografia do Autor

Halisson Keliton Ramos dos Santos, Universidade Federal de Goiás – (UFG) Jataí – GO – Brasil

Mestrando em Educação pela UFG/Rgional Jataí,  Especialista em Docência do Ensino Superior e Licenciado em Educação Física. 

Michele Silva Sacardo, Universidade Federal de Goiás – (UFG) Jataí – GO – Brasil

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG/REJ)

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

RAMOS DOS SANTOS, H. K.; SILVA SACARDO, M. A política de formação de professores: o estado da arte sobre o PIBID na pós-graduação em educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1168–1181, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11404. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11404. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos