Inclusion, interculturality and pedagogical innovation at Catarinense Federal Institute of Education, Science and Technology’s graduation courses

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13009

Keywords:

Graduation, Inclusion, Interculturality, Pedagogical innovation.

Abstract

This text brings forward the results of a research carried out at Catarinense Federal Institute of Education, Science and Technology, which investigated the extent to which pedagogical innovation, interculturality and inclusion are present in the pedagogical projects of the Graduation Courses of this institution. Methodologically the following study is characterized as a qualitative approach contemplating documentary analysis and bibliographic research. Among the results of the study are the deepening of the discussion about the concepts of inclusion, interculturality and pedagogical innovation, the presentation of a mapping of the disciplines that contemplate the mentioned concepts, as well as a synthesis of the objectives and the alumni gaduation's profiles.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica/Departamento de Ensino.

Sonia Regina de Souza Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica/Departamento de Ensino.

Anelise Nascimento Lange, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC

Acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia/Coordenação do Curso de Pedagogia.

References

ALMEIDA, M. S. N. C. et al. Acessibilidade e permanência no Ensino Superior: uma análise sobre inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica na UERJ e na UFRJ. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 8, n. 22, p. 147-596, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/32ghhKO>. Acesso em: 20 jan. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Acordo de metas e compromissos. 2008. Disponível em: < http://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/10/MEC-SETEC-ACORDO-DE-METAS-E-COMPROMISSOS.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2019.

CAMPANI, A.; SILVA, M. G.; PARENTE, P. M. M. Inovação pedagógica na universidade. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 8, n. 22, p. 18-34, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/32ghhKO>. Acesso em: 20 dez. 2018.

CAPELLINI, V. L. M. F.; MACENA, J. O. A diversidade cultural na formação e atuação de professores. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 8, n. 22, p. 160-176, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/32ghhKO>. Acesso em: 20/ dez. 2018.

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. 3. ed. Araraquara: Junqueira & Marin editores, 2010.

DAMÁZIO, M. F. M. Educação especial na perspectiva inclusiva e o serviço do atendimento educacional especializado: da escola à universidade. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 8, n. 22, p. 131-146, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/32ghhKO>. Acesso em: 20 dez. 2018.

DAMÁZIO, M. F. M.; SANTOS, M. P. Retratos da Educação Superior – Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13. n. esp. 2, p. 1226-1235, set. 2018. Disponível em <https://bit.ly/2JoYGDF>. Acesso em: 15 dez. 2018.

ESPEJO, J. C. Formação de professores e inclusão educacional na Universidade Católica de Maule. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 8, n. 22, p. 88-114, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/32ghhKO>. Acesso em: 20 dez. 2018.

FINO, C. M. N. Investigação e inovação (em educação). In: FINO, C. M. N.; SOUSA, Jesus Maria (org.). Pesquisar para mudar (a educação). Funchal: Universidade da Madeira CIE-Uma, 2011. p. 29-48. Disponível em: <https://bit.ly/2JoAlxx>. Acesso em: 22 jan. 2019.

FLEURI, R. M. Educação para a diversidade e cidadania: módulo 2. Florianópolis: UFSC, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Col. Leitura).

FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M.; TORISU, E. M. Inclusão e inovação pedagógica: políticas e práticas de formação no Ensino Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13. n. esp. 2, p. 1320-1333, set. 2018. ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11646.

LUDWIG, A. C. W. Fundamentos e prática de metodologia científica. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE ABERLADO LUZ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Abelardo Luz. Aberlado Luz, 2017. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE ARAQUARI. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas – Campus Araquari. Araquari, 2017a. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE ARAQUARI. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química – Campus Araquari. Araquari, 2017b. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE BLUMENAU. Plano de Desenvolvimento Institucional: 2014-2018. Blumenau, 2014. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE BLUMENAU. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Blumenau. Blumenau, 2017. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE BRUSQUE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química – Campus Brusque. Brusque, 2017. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMBORIÚ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática – Campus Camboriú. Camboriú, 2017a. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMBORIÚ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Camboriú. Camboriú, 2017b. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CONCÓRDIA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática – Campus Concórdia. Concórdia, 2017a. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CONCÓRDIA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física - Campus Concórdia. Concórdia, 2017b. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE RIO DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática – Campus Rio do Sul. Rio do Sul, 2017a. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE RIO DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física – Campus Rio do Sul. Rio do Sul, 2017b. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE SOMBRIO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática – Campus Sombrio. Sombrio, 2017. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE VIDEIRA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Videira. Videira, 2017. Mimeo.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Licenciaturas no IFC. Blumenau, [2018]. Disponível em: <https://bit.ly/2KTFMYJ>. Acesso em: 20 nov. 2018.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Catarinense. Blumenau, [2014]. Disponível em: <http://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/PDI_IFC.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2019.

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Projeto de Pesquisa: Formação de educadores - inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em contextos internacionais de ensino superior. 2016.

SANTOS, M. P. dos et al. Ressignificando a formação de professores para uma educação inclusiva. Relatório final de pesquisa apresentado à Capes. Rio de Janeiro: LaPEADE/UFRJ, 2007.

SILVA, F. L. G. R.; FERNANDES, S. R. S.; FLEURI, R. M. Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica: problematização de práticas e de percepções de docentes, discentes e coordenadores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13. n. esp. 2, p. 1265-1280, set. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Lx1KjH. Acesso em: 20 nov. 2018.

VASCONCELLOS, M.; SANTIAGO, M. Grupo de pesquisa “Formar”: inovação ou reinvenção de saberes? Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 8, n. 22, p. 35-46, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/32ghhKO>. Acesso em: 20 dez. 2018.

Published

01/10/2019

How to Cite

SILVA, F. L. G. R. da; FERNANDES, S. R. de S.; LANGE, A. N. Inclusion, interculturality and pedagogical innovation at Catarinense Federal Institute of Education, Science and Technology’s graduation courses. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 914–935, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13009. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13009. Acesso em: 31 aug. 2024.

Most read articles by the same author(s)