O trabalho na Pedagogia Freinet, ou seus marcos pela renovação da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17299

Palavras-chave:

Educação, Célestin Freinet, Método livre

Resumo

Este texto é sobre a ideia de trabalho na pedagogia Freinet. Não se trata de um texto puramente teórico que busca esmiuçar o conceito, mas, demonstrar como a pedagogia Freinet se desenvolve cotidianamente quando incorporada na prática. É um ensaio produzido em primeira pessoa, do ponto de vista de um professor formador de professores, atuando em cursos de formação docente e no mestrado e doutorado em educação, no Brasil. O objetivo principal é, na partilha da experiência, refletir sobre o sentido da docência e as dificuldades de se conseguir efetivar a renovação pedagógica presentada por Freinet, um centenário atrás.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP – Brasil

Coordenadoria de Formação Pedagógica. Doutorado em Geografia e Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, ambos pela UNESP.

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Publicado

30/09/2021

Como Citar

FORTUNATO, I. O trabalho na Pedagogia Freinet, ou seus marcos pela renovação da educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022140, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17299. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17299. Acesso em: 10 out. 2024.