O Scratch como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de linguagem de programação: um balanço da pós-graduação nacional entre 2010 e 2016
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.10754Palavras-chave:
Ensino de linguagem de programação, Objeto de aprendizagem, ScratchResumo
Esse trabalho visa fazer um levantamento do tipo estado da arte do programa Scratch aplicado ao processo de ensino-aprendizagem de linguagem de programação. Para isso foram realizadas pesquisas no repositório de teses e dissertações da CAPES, com a intenção de filtrar os trabalhos com conteúdo mais pertinente à proposta. Os dados encontrados demonstram que o uso da ferramenta teve um aumento gradativo ao longo do tempo, começando com poucos materiais em 2010, quando a ferramenta estava nos seus anos iniciais, e foi crescendo conforme os anos foram passando, tendo em vista a grande quantidade de materiais encontrados sobre o assunto no ano de 2016. Esse interesse crescente em se pesquisar o Scratch como ferramenta de apoio e objeto de aprendizagem demonstra que a ferramenta tem atendido ao seu propósito de facilitar o ensino e a apropriação da linguagem de programação.Downloads
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