Simulador phet e o ensino da tabuada na educação básica: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10672

Palavras-chave:

Informática na educação, Aprendizagem, Novas metodologias.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de incentivar professores do ensino fundamental a usar o simulador PhET junto com seus estudantes, como meio para potencializar a aprendizagem da tabuada. O simulador é um facilitador de aprendizado, que visa desenvolver simulações para o ensino de ciências, matemática, física e química. O trabalho traz o relato do uso do simulador com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental, aplicado sob a supervisão conjunta pelos pesquisadores e as professoras titulares. O uso do simulador com os alunos ocorreu em setembro e outubro de 2016 com aulas semanais. Foram aulas práticas no laboratório de informática da escola, onde os alunos puderam explorar o simulador, bem como avançar as fases de acordo com seu desempenho. Essa experiência ajudou a compreender a necessidade de se transformar a educação e incorporar a tecnologia digital no ensino/aprendizado para motivar e facilitar a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP itapetininga; UFSCar; UFABC;

Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares: Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA). Líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Pesquisador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL). Editor da Revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Membro da Academia Itapetiningana de Letras, cadeira 27, e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), cadeira 37. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br

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Publicado

07/01/2018

Como Citar

FALCHI, L. de F. O.; FORTUNATO, I. Simulador phet e o ensino da tabuada na educação básica: relato de experiência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 439–452, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10672. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10672. Acesso em: 2 dez. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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