Simulador phet e o ensino da tabuada na educação básica: relato de experiência

Lilian de Fatima Oliveira Falchi, Ivan Fortunato

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de incentivar professores do ensino fundamental a usar o simulador PhET junto com seus estudantes, como meio para potencializar a aprendizagem da tabuada. O simulador é um facilitador de aprendizado, que visa desenvolver simulações para o ensino de ciências, matemática, física e química. O trabalho traz o relato do uso do simulador com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental, aplicado sob a supervisão conjunta pelos pesquisadores e as professoras titulares. O uso do simulador com os alunos ocorreu em setembro e outubro de 2016 com aulas semanais. Foram aulas práticas no laboratório de informática da escola, onde os alunos puderam explorar o simulador, bem como avançar as fases de acordo com seu desempenho. Essa experiência ajudou a compreender a necessidade de se transformar a educação e incorporar a tecnologia digital no ensino/aprendizado para motivar e facilitar a aprendizagem.

Palavras-chave


Informática na educação; Aprendizagem; Novas metodologias.

Texto completo:

PDF XML

Referências


FORTUNATO, I. Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência. ETD, Campinas, v. 18, n. 3, p. 710-718, 2016.

MARTINS, Z. As TIC no ensino-aprendizagem de Matemática. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho. Braga: Anais... 2009.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

MORAN, J. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2007.

FEITOSA, R. A.; DIAS, A. M. I. Décadas do surgimento do practicum reflexivo: por teoria(s) e prática(s) articuladas na formação e na ação docentes. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. 20 anos sem Donald Schön: o que aconteceu com o professor reflexivo?. São Paulo: Edições Hipótese, 2017. p. 13-32.

SILVA, L. A. O Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras. Revista Eletrônica de Educação de Alagoas, Maceió, v. 1, n. 1, p. 119-128, 2013.

SOUZA, D. O. Ensino de matemática com o uso das TIC. Monografia (especialização em mídias na educação). Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.




DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10672



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.