Tecnologias na educação e suas transformações
Um olhar a partir do conceito de capital cultural
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16061Palavras-chave:
História, Tecnologia, Educação, Capital culturalResumo
Este artigo tem como objetivo analisar aspectos da história das tecnologias inseridas na educação, visando o desenvolvimento educacional, sob a luz do conceito de “capital cultural”, de Pierre Bourdieu, considerando parte do processo sócio-histórico as mudanças e usos delas na educação contemporânea que ocorreram em consonância com uma nova cultura, uma vez que a escola não é uma instituição neutra. Compreendemos as mudanças socioeducacionais associadas a um contexto mais amplo. E a escola também se transforma na medida em que inclui em seu currículo e nas práticas o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Partimos da problemática relacionada ao processo histórico da inserção das tecnologias digitais na Educação Básica e como podem acarretar no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem? Será uma pesquisa bibliográfica, levando em consideração os pressupostos teóricos defendidos por: Bourdieu (2004), Saviani (1991), Kenski (2012) e Duarte (2008). A pesquisa evidenciou que houve professores que não deram a atenção necessária, relutando em inserir as TDIC em suas aulas. Outros foram em busca de informações e capacitação para que pudessem ministrar aulas de forma virtual, agregando um novo capital cultural à sua prática.
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