Tecnologias na educação e suas transformações

Um olhar a partir do conceito de capital cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16061

Palavras-chave:

História, Tecnologia, Educação, Capital cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar aspectos da história das tecnologias inseridas na educação, visando o desenvolvimento educacional, sob a luz do conceito de “capital cultural”, de Pierre Bourdieu, considerando parte do processo sócio-histórico as mudanças e usos delas na educação contemporânea que ocorreram em consonância com uma nova cultura, uma vez que a escola não é uma instituição neutra. Compreendemos as mudanças socioeducacionais associadas a um contexto mais amplo. E a escola também se transforma na medida em que inclui em seu currículo e nas práticas o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Partimos da problemática relacionada ao processo histórico da inserção das tecnologias digitais na Educação Básica e como podem acarretar no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem? Será uma pesquisa bibliográfica, levando em consideração os pressupostos teóricos defendidos por: Bourdieu (2004), Saviani (1991), Kenski (2012) e Duarte (2008). A pesquisa evidenciou que houve professores que não deram a atenção necessária, relutando em inserir as TDIC em suas aulas. Outros foram em busca de informações e capacitação para que pudessem ministrar aulas de forma virtual, agregando um novo capital cultural à sua prática.

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Biografia do Autor

Lilian Maia Borges Testa, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavái – PR – Brasil

Mestranda em Formação Docente Interdisciplinar (UNESPAR).

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavái – PR – Brasil

Docente Adjunta. Doutorado em Educação (UFPR). Pós-doutoranda (UNICAMP).

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Publicado

30/09/2022

Como Citar

TESTA, L. M. B.; STENTZLER, M. M. Tecnologias na educação e suas transformações: Um olhar a partir do conceito de capital cultural. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022128, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16061. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16061. Acesso em: 28 mar. 2024.

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