A normalista Julia Wanderley: decisão, sensibilidade e necessidades sociais

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DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14017

Palavras-chave:

Docência, Escolas, Mulher

Resumo

O objetivo deste artigo é resgatar aspectos da trajetória acadêmico-social de Julia Wanderley, a primeira mulher paranaense a frequentar e concluir o curso normal no Século XIX. Para tanto, destacaremos o contexto educacional formativo e o processo de inserção da figura feminina nos espaços de poder, com ênfase na formação de professores nesta província, posteriormente, estado do Paraná. A luta de Julia Wanderley marca a luta da mulher pelo direito à escolarização, contra objeções e preconceitos, conquistando o direito a frequentar e se formar em uma escola normal. Mulheres como ela avançaram no combate ao conservadorismo social e limitações impostas ao direito e à profissionalização feminina. A iniciativa de Julia Wanderley trouxe mudanças para o cenário educacional paranaense, incentivando outras mulheres a buscar a formação na escola normal e se tornarem professoras normalistas, socialmente respeitadas e reconhecidas junto às comunidades onde atuavam.

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Biografia do Autor

Marcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí – PR

Professora Adjunta no Curso de Pedagogia e Docente no Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Doutorado em Educação (UFPR).

Elaine Maestre Polido de Araújo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí – PR

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar.

Luiz Felipe Marques, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí – PR

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

STENTZLER, M. M.; ARAÚJO, E. M. P. de; MARQUES, L. F. A normalista Julia Wanderley: decisão, sensibilidade e necessidades sociais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 149–167, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14017. Acesso em: 29 mar. 2024.

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